sexta-feira, 15 de julho de 2011

O primeiro aniversário

Desde quando engravidei, comecei a buscar informações sobre bebês e crianças em livros. Confesso que, depois que minha filha nasceu, quando vi que, na prática, ter filho é um pouco diferente do que lemos, comecei a fazer mais pesquisas em blogs para ver as trocas de informações que as mães costumam fazer. A medida em que minha filha crescia, também fui procurando por programas divertidos a serem feitos com os filhos, brinquedos que estimulam, e, em meio a essas pesquisas, acabei descobrindo vários blogs sobre festas super criativas e autênticas que muito me encantaram. Desde então, comecei a me apaixonar (mais) pelo assunto, e, junto com minha mãe e minha tia - que também ficaram encantadas com as novidades -, comecei a preparar tudo para a festa de um ano da minha filha.
Criei uma pasta no computador com fotos de tudo o que me inspirava para fazer a festa da minha filha e, a partir disso, desde março, minha mãe e minha tia aproveitavam todos os finais de semana para prepararmos enfeites para a festinha. O tema foi "Jardim Encantado". Fiz toda a parte gráfica (adesivos, convites, tags, cartões, etc) e preparamos muitas surpresas coloridas e floridas para alegrar o jardim. A cada dia que passava, surgiam novas idéias para a decoração. Era uma loucura!
Ao mesmo tempo em que preparávamos a festa, minha filha também era preparada para o grande dia; cantávamos "Parabéns" para ela todos os dias e, é claro: não deixamos passar nem um mês sem fazer um bolinho aqui em casa no dia do seu mensário. Nos últimos meses, ela já até tentava assoprar a velinha!
Num piscar de olhos, nos vimos na semana do primeiro aniversário da Julia. Foi uma correria só! Foi nesta semana que fizemos os doces (bisnagas de brigadeiro, pirulitos de biscoito maizena recheados com doce de leite e cobertos com chocolate, etc), e demos o toque final na decoração. Não conseguia (e não consigo, até agora!) acreditar que este dia já estava chegando e que minha filha já está uma "mocinha", e volta e meia abandonava os preparativos para tentar fazer a ficha cair.
Minha filha faz aniversário no dia 08/07, sua festa foi no sábado, dia 09. No dia 07, eu, meu marido, minha mãe, o padrinho da minha filha e a minha sogra, fizemos todos as bisnagas de brigadeiro e os pirulitos de biscoito. O engraçado desse dia foi que minha filha, que sempre dorme cedo (no máximo às 21h), não quis dormir de jeito nenhum, ficou animadíssima até 0h, o que nos fez aproveitar a oportunidade para cantar seus parabéns na virada do seu primeiro aniversário. Ela bateu palmas conosco, pulou e riu bastante, foi uma gracinha. Nos emocionamos bastante. 0h10, quando ela já tinha um aninho, já estava dormindo feito um anjinho!
O dia do seu aniversário propriamente dito, foi bastante cansativo para nós todos, que estávamos cheios de afazeres. Passei o dia todo muito nostálgica e ansiosa.
Enfim, chegou o dia 09/07, o dia do Jardim Encantado da Julia! Era uma correria só! Eu e minha mãe só tivemos 4 horas de sono, pois trabalhamos até 4h30, e já acordamos finalizando algumas coisas que deveríamos levar para a festa; meu marido, o padrinho da Julia e sua outra vó, já acordaram preparando mil coisas para a festa, e foram encarregados de levar toda a "mudança" para o play dos meus avós, onde seria o nosso Jardim. A festa estava marcada para começar às 14h, e nos atrasamos um pouco nos preparativos. Por sorte, os convidados só começaram a chegar à partir das 15h (ou quase isso), quando já tinhamos arrumado tudo.
A arrumação não saiu exatamente como planejávamos, pois muitas das coisas que queríamos enfeitar deveria ficar pendurada no teto (como aquelas lanternas chinesas), e como no dia ventava horrores, acabamos tendo que fazer uma arrumação diferente. Bom, na verdade, quem realmente arrumou a festa foram minha mãe e minha tia; eu, enquanto isso, tratei de dar banho e produzir minha filhota. Quando cheguei, junto com meu marido, minha sogra, o padrinho da Julia (o tio Patrick) e os avós do meu marido, ajudamos ainda a arrumar algumas pequenas coisas.
A festa começou. Que felicidade! Na verdade, era uma mistura de sentimentos: nostalgia, ansiedade, alegria e realização.
Saiu tudo melhor do que imaginávamos. Horário perfeito para que as crianças ficassem bastante animadas, trilha sonora maravilhosa, muito bem preparada pelo meu marido, decoração e surpresinhas autênticas, preparada pela minha mãe, minha tia (madrinha da Julia), e também por mim, doces deliciosos do atelier brigadeiro carioca (e também por uma doceira espetacular conhecida da avó do meu marido, além da minha querida mãezinha, é claro, que também fez doces deliciosos e inovadores), bolo lindíssimo (e também uma delícia!) da Patrícia, trenzinho de buffet salgado do Victor (não sei o site para indicar, mas assim que souber coloco aqui) e, o que não podia faltar: o sorriso estampado no rosto da minha filha do início ao fim da festa e convidados mais do que especiais.
Ver minha filha alegre, brincando com os amiguinhos, sem chorar ou reclamar em nem um segundo e ver a surpresa e alegria de todos os convidados -de todas as idades-, foi extremamente gratificante e emocionante para mim; me deixou muito, mas muito feliz mesmo. E tenho certeza que posso dizer isso por toda a nossa família.

Muita gente não comemora o primeiro aniversário do filho, dizendo que a criança não aproveita. Sei que cada criança tem sua particularidade, mas sempre tive certeza de que minha filha iria aproveitar sua festa, e não deu outra. Ela curtiu, e muito! Se, depois que crescer, ela se esquecer, não tem problema: seu avô filmou toda a festinha, e a fotógrafa Aline Sena fotografou. Assim, além de mostrar à Julia como ela aproveitou bem sua primeira festa de aniversário, também podemos sentir mais um pouquinho a emoção de estar no "Jardim Encantado da Julia" a qualquer hora.

Obs.: Depois posto fotos da festa, tiradas pela Aline Sena. Ela é realmente uma artista: sabe exatamente como captar os importantes momentos e tem um trabalho muito limpo e elegante. Recomendo!

Com carinho,

Mariana.

Um comentário:

  1. Olá Mariana, ja que vc é do rio, quero te indica o www.compramae.com.br o mais novo site de compra coletiva segmentado pro publico infantil. #ficadica

    ResponderExcluir