segunda-feira, 9 de maio de 2011

Compreendendo (um pouco mais) seu filho

Olá mamães,

Um dia li uma propaganda de um livro cujo título era algo como "Manual de Instruções do bebê". Eu não sei qual a reação de vocês ao ler isto, ou se vocês já leram e aprovam este livro, mas confesso que pensei que o título era algum tipo de piada. Afinal, se tem uma coisa que eu sempre soube que não acompanha o bebê é um manual de instruções. Continuei a ler a propaganda e, para minha surpresa, vi que o título era sério. A autora (a qual eu não memorizei o nome) realmente acredita que pode entender todos os bebês, em todos os momentos e, mais do que isso, nos dizer como cuidar dos nossos, oferecendo passo-a-passo. Isso me soa bizarro.
Eu sei que nós, pais, nos encontramos constantemente repletos de dúvidas e inseguranças (Como fazer meu filho(a) dormir? Dar ou não dar colo? Estou alimentando bem o meu filho(a)? Ele está sendo bem estimulado? Creche, babá ou vovó?). São diversas questões que nos perseguem e nos fazem buscar diferentes opiniões sobre o assunto, para que tenhamos, finalmente, mais segurança ao educar. Portanto, recomendo algumas bibliografias para as mamães e papais que, como eu, querem entender o filho fisiologica e psicologicamente, mas educar sem seguir manuais. São livros que me tranquilizaram. Espero que gostem (e aceito sugestões!):

1. "Compreendendo o seu Bebê" - Lisa Miller, da Clínica Tavistock. (Existem também vários outros livros da série da Clínica Tavistock, que vão até "Seu filho adolescente", se não me engano).



A Clínica Tavistock, em Londres, foi fundada em 1920, com o objetivo de tratar as pessoas cujas vidas foram dilaceradas pela Primeira Guerra Mundial. Hoje em dia, ela ainda se empenha em compreender as necessidades das pessoas, embora, não há dúvidas, os tempos e as pessoas tenham mudado. Atualmente, além de trabalhar com adultos e adolescentes, a Clínica Tavistock possui um amplo departamento dedicado a crianças e famílias. Ele oferece assistência a pais que acham assustadora a desafiante tarefa de educar seus filhos e, portanto, possui uma vasta experiência com crianças de todas as idades.
A equipe profissional da Clínica contribui com uma série de livros que descrevem o desenvolvimento infantil normal, ajudam a reconhecer os sofrimentos e oferecem meios através dos quais os pais possam refletir sobre o crescimento de seus filhos.

2. "Un regalo por toda la vida" - Dr. Carlos Gonzalez

Un Regalo Para Toda La Vida (`Booket`)

3. Também do Dr. Carlos Gonzalez: Bésame Mucho

 besame mucho

Dr. Carlos Gonzalez é médico pediatra, pai de 3 filhos amamentados até depois dos 2 anos, fundador e presidente da Asociación Pro Lactancia Materna. O autor defende uma nova educação baseada no amor, no respeito e na liberdade. Uma leitura acessível, agradável e repleta de exemplos práticos.

Bésame Mucho vem devolver aos pais a confiança naquele sentimento que está por trás de tudo aquilo que os pais sentem, desejam e fazem os filhos: o amor.

Com carinho,

Mariana.

Ps.: Espero que tenham passado um agradabilíssimo fim-de-semana de dia das mães com seus filhotes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário